sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Exite Vida Após Vestibular?

Ok, vou ser sincero como não se deve ser : achei o Vestibular e tudo que ele envolve um saco ! Na melhor das hipóteses, uma peça surrealista fora de hora e sem graça.
A escolha apressada e superficial da profissão ... a gritaria dos professores de cursinho ... o cheiro de vela da promessa que alguém da família fez ... as questões de múltipla escolha tentando resumir todo o conhecimento ocidental pós-iluminismo : Nonsense !
As fórmulas e resumos escritos nas paredes do quarto onde deveriam estar bandas de rock, o time do coração e mulheres maravilhosas ... o portão das escolas fechando inapelavelmente e as reportagens no dia seguinte com alunos que não conseguiram entrar ... a espera dos resultados ... as contas do que se precisa na prova seguinte : Nonsense !
Absurdo como decidir um campeonato nos pênaltis. Todas as potencialidades resumidas numa única habilidade : marcar o "xis"no lugar certo.
Numa cena sintomática deste filminho de terror, o rádio me avisou da estúpida morte de John Lennon. Assassinado numa tarde em que eu estudava biologia, preservação da vida.
Para o bem da humanidade e do alto dos meus 45 mil anos de idade, é meu dever transformar este limão em limonada, passando minhas experiências para as novas gerações numa lista do que eu fiz e deve ser evitado :
1- não mate aulas para ficar namorando guitarras que não sairão da vitrine da loja para tuas mãos.
2- não tente suicídio quando aquela menina abandonar o cursinho e for morar em Floripa.
3- Meia xícara de café preto não vai segurar sozinha tua onda alimentar no dia da prova.
4- Não faça a prova correndo, em 10 minutos, por medo de que algo horrível aconteça : um tsunami ... uma crise de catalepsia ... uma necessidade brutal de passar algumas horas no banheiro ... a invasão do Brasil por forças conjuntas de W.Bush e Hugo Chavez.
Relax ! Respire generosamente.
Lembre-se : passando ou não no Vestibular a vida volta a sua normal anormalidade no dia seguinte.
Conheci pessoas que passaram pelo funil para a Escola de Arquitetura onde encontraram amigos espertos, engraçados e sensíveis. Acabaram montando uma banda cujo nome brincava com os caras da engenharia que pegavam onda : Engenheiros do Hawaii. Finalmente, por vias tortas, encontraram o bom combate."
(Humberto Gessinger. )

Humberto Gessinger: Ex-Estudante de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande Do Sul (UFRGS), Abandonou o Curso um ano antes de concluir para formar os Engenheiros do Hawaii junto com Marcelo Pitz e Carlos Maltz em 1985, e o Resto quem é fã sabe.
Agora ele também está defendendo nós vestibulandos e futuros universitários. ele responde uma pergunta que todos nós no Brasil nos perguntamos:
Existe vida após o Vestibular?

Nenhum comentário:

Postar um comentário