terça-feira, 5 de abril de 2011

O Brasil Analfabeto


Cerca de 11,1% da população Brasileira é Analfabeta, ou seja, não sabe ler ou escrever. Também há em média 32% de analfabetos Funcionais, ou seja, que sabem ler e escrever sem entender o que leram ou escreveram, Somando estes dois tipos de analfabetos temos em média 43% de analfabetos no Brasil.
Esses casos de Analfabetismo são preocupantes para um país com PIB de País Subdesenvolvido e com população predominantemente urbana. O analfabetismo aponta à educação como um fator responsável, seja com a presença da escola que não educa de forma correta,objetiva e profissional ou mesmo pela ausência de qualquer escola. No entanto o que é realmente lamentável e outro tipo de analfabeto, o Analfabeto Político.
Um dia eu li o poema de Berthold Brechet, e nele ele falava de maneira tão direta e objetiva sobre este tipo de analfabeto e seus malefícios à sociedade que isto me instigou a ir mais a fundo para saber mais sobre esta espécie. O analfabeto infelizmente não leria esta postagem, o analfabeto funcional leria e não entenderia, mas o analfabeto político leria, entenderia, porém, não se importaria com questões políticas ligadas à ele mesmo.
O analfabeto clássico,que não sabe ler ou escrever, é criado pela ausência da escola, o Funcional é criado pela ausência da atenção e da leitura, mas só o analfabeto funcional é criado pela presença de algo. A arrogância, a conformidade e a ignorância estão presentes na vida do analfabeto político o fazendo ser o que é.
O Analfabeto Político faz uma Analogia ao homem das cavernas retratado no mito da caverna de Platão, só que as sobras que ele vê são projetadas pela TV, pelos Programas fúteis e Idiotas e pela falta da Indagação, pela conformidade com as decisões políticas e pela aceitabilidade com qualquer candidato que saiba mandar Beijos e abraços, ele é o sinônimo de burrice e descaso.
O Analfabeto Político é uma espécie perigosa e muito presente na Sociedade Brasileira, ele está a cada esquina abanando Bandeira para os Jader's, os Maluf's, os Sarneys e tantos outros Tipos maiores de Analfabetos. A pretensão do analfabeto político é se transformar em um destes grandes ou só mesmo servi-los com a sua burrice tamanha.
Uma Edição do BBB é mais importante do que uma notícia Política? Uma mulher Semi-nua que não tem nada a não ser sua beleza é mais interessante do que combater os políticos que desviam verbas da Educação? A novela é mais emocionante do que Salvar uma Criança do mundo das drogas? Para o Analfabeto Político sim. A miséria, a corrupção e todos os outros males são criados por esse tipo.
Pra ser mais exato, o Analfabeto Político é o responsável por existirem todos os outros tipos de analfabetos. NÃO SEJA UM ANALFABETO POLÍTICO!

2 comentários:

  1. Analfabetismo... Um conceito amplo!
    E que MERECE PAUTA de quem se julgue consciente, e com isso respaldado, a lançar critica "ao contexto", envolvido por contingências quase sempre tão criticas, ao qual chamamos existência.
    Como muito bem exposto no texto acima, que sugeriu meu mote, o analfabetismo deve ser relevado,esmiuçado em suas particularidades, considerando suas causas, motivações, direções, agravantes, suas ideologias - que podem faze-lo parecer tão oportuno, conveniente. Mas tb é muito produtivo olha-lo em seu SENTIDO MACRO!

    Então...

    É muito bonito ler Paulo Freire, enxergando em seu texto um entusiasta gritando o valor da leitura, que considera que, quem aprende a raciocinar diante à leitura de um texto ortográfico é potencialisado a fazer o mesmo quanto a um texto fonetico, por tanto falado; e... em fim, tb o mesmo frente a um "texto cotidiano", digo, vivido.
    Dessa forma sendo muito mais apto a leitura, interpretação e boa relação com a vida e a larga margem - sempre prevista - de tantos imprevistos que nos são pregados.(é legal lembrar: é normal ser diferente!! regular ser anfratuoso! Assim como tão reto fazer uma curva!)

    Isso tudo sintetiza o que me veio a cabeça lendo os "ismos" analisados acima, e se confunde com um tema que venho pensando a dias, que - mais uma vez - num sentido macro, bem amplo mesmo, diz respeito a ENDOCULTURAÇÃO: a educação promovida pela vida, pela experiência, pela perspectiva fenomenologia da aprendizagem vital do individuo:


    "O monstro - o terrorista do colégio - realmente tem culpa;mas, juntamente, com o sistema que o constrói. Precisamos REPENSAR A EDUCAÇÃO em seu sentido mais amplo."

    ResponderExcluir
  2. ..precisamos repensar a questão da educação no nosso país, principalmente em nosso estado(PA).
    Enquanto a educação for vista como gastos que o governo deverá fazer, o país emergente, futura potência mundial, segundo os economistas mais conceituados, nunca irá desenvolver-se verdadeiramente.
    A educação edifica o homem, nos torna seres melhores.

    ResponderExcluir